cei

Empreendedorismo na UFG

Incentivar o empreendedorismo entre os estudantes tem sido uma das mudanças implantadas na academia.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem  mostrado incentivo a prática do empreendedorismo  com o objetivo de ampliar os horizontes acadêmicos, estimular a inovação e a transferência de tecnologia. Aproximar a realidade universitária do ambiente de negócios tornou-se uma das pautas da UFG, que compreendeu a importância de proporcionar uma formação de qualidade, que contemple as necessidades mercado e possibilite a  aplicação prática do conhecimento.

Através do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI), a universidade realiza vários programas que visam incentivar o espírito empreendedor, o que dá aos estudantes a chance  de tornarem-se profissionais  mais capacitados para enfrentar as principais dificuldades do ambiente corporativo.

O que é o CEI?

O Centro de Empreendedorismo e Incubação teve suas atividades iniciadas em 2004, com o objetivo de proporcionar a formação empreendedora da comunidade universitária.Visando atingir o seu propósito, a fundação desenvolve diversas ações, como a promoção de cursos, oficinas, palestras e seminários para a comunidade interna e externa da UFG.

Além disso, alguns programas também foram criados, com o intuito de formar novos empreendedores, que através de suas iniciativas, possam transformar Goiânia em um centro para o empreendedorismo.

Entre esses programas, destacam-se  Olimpíada de Empreendedorismo Universitário e o Programa de Empresa Juniores.

Para conhecer mais sobre a CEI, acesse: https://cei.ufg.br/.

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica, através do espírito competitivo e do trabalho em grupo.

O projeto possui como modalidades o empreendedorismo de negócios e o social, no qual se estimula a criação de ideias para o desenvolvimento de ações empreendedoras, que tenha potencial para serem implementadas na sociedade.

Sendo uma iniciativa recente, a Olimpíada tem alcançado sucesso com apenas cinco edições. Segundo o estudante José Júnior, um dos ganhadores da categoria de negócios da 4° edição da OEU e atual Presidente da EX Lege Junior (Empresa Junior da faculdade de Direito da UFG), a competição se tornou positiva por ter proporcionado uma experiência na Campus Party, um dos maiores eventos voltados para a tecnologia e empreendedorismo, contribuindo para uma concepção mais abrangente sobre empreender.

O jovem ainda declara que sua participação nesse projeto foi responsável por gerar novas oportunidades no mercado, uma vez que possibilitou a sua aproximação com as grandes empresas, executivos e investidores.

Se você é um jovem universitário e quer desenvolver ideias empreendedoras, mas ainda não sabe como , a OEU  pode ser o incentivo que faltava para transformar a sua ideia em um projeto viável. Saiba mais sobre a OEU em https://oeu.cei.ufg.br/.

Mutare: A nova empresa júnior de Relações Públicas

A recente fundação da empresa júnior (EJ) de relações públicas, é um outro exemplo da disseminação do espírito empreendedor entre os estudantes. Fundada a partir da iniciativa de Jeferson Fragoso, estudante do 7° período, a Mutare precisou passar por diversas etapas antes do início de suas atividades.

De acordo com o jovem, as maiores dificuldades encontradas no processo de criação de uma EJ se concentram nas questões burocráticas, referentes à documentação. Jeferson ainda destaca o potencial da nova empresa na captação de clientes e na execução das atividades solicitadas, mostrando satisfação em relação ao desempenho dos novos integrantes.

Em sua entrevista ao Perspetiva, o fundador da Mutare mencionou que só obteve conhecimento da existência do CEI, após a criação da empresa júnior. Tal fato demonstra que apesar de existir diversos incentivos à inovação proporcionados pela UFG, ainda há uma grande carência em sua divulgação.

Reconhecendo a necessidade da revisão de suas ações, a nova gestão da reitoria já trabalha para sanar algumas ineficiências, propondo algumas ações como a reunião com as empresas juniores da universidade, a fim de conhecer e sanar as suas necessidades.

Conheça os perfis da Mutare:

RP no empreendedorismo

A estudante de Relações Públicas Mariana Rodrigues Moreira, conquistou o prêmio de “TCC Empreendedorismo” deste ano, pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG).

Ao escolher uma temática relacionada ao empreendedorismo, Mariana evidencia que as estratégias de Relações Públicas podem “gerar resultados positivos, revertidos em lucros e prospecção de uma boa imagem, não só para as grandes organizações, mas como também para os profissionais liberais”.

Leia a noticia completa em https://rp.fic.ufg.br/n/111816-estudante-de-rp-ganha-premio-tcc-empreendedorismo-realizado-pelo-cei-ufg.

O empreendedorismo, embora não seja uma das atividades familiares à academia, tem se mostrado uma tendência necessária para adequar os futuros profissionais as demandas dos novos tempos.

Fonte: Clara Santana, Gabriel Viana, Gustavo Zenha, Josivan Mesquita, Léo, Michelle Keiko, Ruan e Eduardo Martins