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O PERFIL DO RP

Atualizado em 15/04/19 15:32.

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

    Relações Públicas, informalmente chamado de RP, é o profissional responsável pela relação das organizações, instituições, órgãos governamentais e até mesmo pessoas, com seus respectivos públicos de interesse. O trabalho do RP é criar, manter e divulgar uma boa imagem pública de seus clientes. Um relações públicas pode trabalhar no departamento de relações públicas da organização (se ele existir), em agências de consultoria ou ser um profissional liberal.

    Por se tratar de um cargo que deve estar ligado diretamente à alta administração de uma organização são necessárias algumas características para ser um bom profissional como: facilidade em se comunicar, dinamismo, criatividade, iniciativa, capacidade de tomar decisões com rapidez e precisa se utilizar das novas mídias

    São funções básicas de Relações Públicas: Assessoramento, Pesquisa, Planejamento, Execução (Comunicação) e Avaliação, alguns autores consideram também Pesquisa, Planejamento, Coordenação, Administração e Produção (programação e material informativo).

    O Relações Públicas desenvolve funções de assessoria junto às esferas administrativas. Assim, ele auxilia no direcionamento das políticas de marketing, recursos humanos e comunicação. É responsável pela comunicação interna e externa, coordena a organização de eventos. Também elabora questionários de pesquisa de opinião, ferramenta fundamental para a elaboração de políticas internas. Cada função geral compreende várias outras funções específicas:

♦ Promover relações entre pessoas, empresas e organizações;
♦ Formular, recomendar e executar políticas para a criação de uma imagem favorável do cliente;
♦ Pesquisar, coletar e analisar dados de opinião pública e mercado;
♦ Divulgar informações a funcionários e público externo sobre produtos, serviços, projetos e realizações do cliente que representa;
♦ Formular e executar campanhas de divulgação da imagem do cliente na mídia;
♦ Manter contato permanente com veículos de comunicação;
♦ Organizar e participar de programas de integração com a comunidade.
♦ Elaborar folhetos informativos, cartazes, revistas, jornais empresariais e outras formas de divulgação de informações.

    Quando se trata de Organizações Não Governamentais (ONG’s) o trabalho do RP, além de tudo o que foi colocado acima, compreende também a captação de recursos para manter a estrutura física e do trabalho.