Egresso

Perfil do egresso

  

O egresso do curso de Relações Públicas deverá ser profissional ético, humanista, crítico e reflexivo, que revele as seguintes características pessoais:

 

  1. Capacidade acurada de análise conjuntural, de forma que lide quantitativa e qualitativamente com dados estatísticos, econômicos e sociais, transformando-os em indicadores para a elaboração de políticas de comunicação;
  2. Percepção das dinâmicas socioculturais, tendo em vista interpretar as demandas dos diversos tipos de organizações e dos seus públicos;
  3. Compreensão das problemáticas contemporâneas, decorrentes da globalização, das tecnologias de informação e da comunicação e do desenvolvimento sustentável, necessários ao planejamento de relações públicas;
  4. Entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de estabelecer visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos públicos;
  5. Capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão empreendedora.
  6. Envolvimento com as questões sociais, capaz de compreender e intervir na sociedade em que atua de modo a promover uma efetiva transformação social.

 

Competências Gerais

 

  1. Dominar os aspectos teóricos e práticos dos processos de diagnóstico, interpretação de dados, planejamento e elaboração de estratégias comunicativas;
  2. Dominar as linguagens e as técnicas utilizadas no processo de comunicação e nas diversas mídias, articulando as dimensões de criação, produção e interpretação;
  3. Articular, de forma interdisciplinar, as interfaces existentes nas diferentes áreas da comunicação e de outros campos do saber, promovendo a integração teórico-prática, considerando as questões contemporâneas sobre temas ligados aos direitos humanos, meio ambiente, sustentabilidade e processos inclusivos;
  4. Produzir conhecimento científico no campo das relações públicas e exercer a docência.

 

Específicas

 

  1. Desenvolver pesquisas, estratégias e políticas que favoreçam a interpretação qualificada da conjuntura sócio-organizacional;
  2. Criar, executar e avaliar planos, programas, campanhas e projetos estratégicos de relações públicas, integrados às demandas organizacionais e da opinião pública;
  3. Utilizar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades específicas: assessoria de imprensa, organização de eventos, cerimonial e protocolo, ouvidoria, comunicação interna, pesquisa de opinião pública e de mercado;
  4. Realizar serviços de auditoria, consultoria e assessoria de comunicação de empresas;

 

Habilidades do Egresso

 

  1. Habilidade em sistematizar os repertórios necessários à prática profissional, nos âmbitos da gestão de processos comunicacionais, da cultura organizacional e das inovações tecnológicas;
  2. Habilidade em atuar de forma qualificada em atividades de relações governamentais, comunicação pública e relações comunitárias;
  3. Habilidade em administrar crises e controvérsias, promovendo ações para a construção e preservação da imagem e da reputação das organizações;
  4. Habilidade em gerir processos comunicativos no âmbito das mídias sociais;
  5. Habilidade em gerir relacionamentos dos diversos públicos existentes em uma organização;
  6. Habilidade em diagnosticar, planejar e desenvolver ações de relações públicas atendendo às demandas do mercado e as características regionais;
  7. Habilidade em pesquisar, analisar resultados e indicar possibilidades concretas de soluções de problemas de natureza comunicacional de modo estratégico.

 

Veja alguns depoimentos de egressos