Egresso
Perfil do egresso
O egresso do curso de Relações Públicas deverá ser profissional ético, humanista, crítico e reflexivo, que revele as seguintes características pessoais:
- Capacidade acurada de análise conjuntural, de forma que lide quantitativa e qualitativamente com dados estatísticos, econômicos e sociais, transformando-os em indicadores para a elaboração de políticas de comunicação;
- Percepção das dinâmicas socioculturais, tendo em vista interpretar as demandas dos diversos tipos de organizações e dos seus públicos;
- Compreensão das problemáticas contemporâneas, decorrentes da globalização, das tecnologias de informação e da comunicação e do desenvolvimento sustentável, necessários ao planejamento de relações públicas;
- Entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de estabelecer visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos públicos;
- Capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão empreendedora.
- Envolvimento com as questões sociais, capaz de compreender e intervir na sociedade em que atua de modo a promover uma efetiva transformação social.
Competências Gerais
- Dominar os aspectos teóricos e práticos dos processos de diagnóstico, interpretação de dados, planejamento e elaboração de estratégias comunicativas;
- Dominar as linguagens e as técnicas utilizadas no processo de comunicação e nas diversas mídias, articulando as dimensões de criação, produção e interpretação;
- Articular, de forma interdisciplinar, as interfaces existentes nas diferentes áreas da comunicação e de outros campos do saber, promovendo a integração teórico-prática, considerando as questões contemporâneas sobre temas ligados aos direitos humanos, meio ambiente, sustentabilidade e processos inclusivos;
- Produzir conhecimento científico no campo das relações públicas e exercer a docência.
Específicas
- Desenvolver pesquisas, estratégias e políticas que favoreçam a interpretação qualificada da conjuntura sócio-organizacional;
- Criar, executar e avaliar planos, programas, campanhas e projetos estratégicos de relações públicas, integrados às demandas organizacionais e da opinião pública;
- Utilizar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades específicas: assessoria de imprensa, organização de eventos, cerimonial e protocolo, ouvidoria, comunicação interna, pesquisa de opinião pública e de mercado;
- Realizar serviços de auditoria, consultoria e assessoria de comunicação de empresas;
Habilidades do Egresso
- Habilidade em sistematizar os repertórios necessários à prática profissional, nos âmbitos da gestão de processos comunicacionais, da cultura organizacional e das inovações tecnológicas;
- Habilidade em atuar de forma qualificada em atividades de relações governamentais, comunicação pública e relações comunitárias;
- Habilidade em administrar crises e controvérsias, promovendo ações para a construção e preservação da imagem e da reputação das organizações;
- Habilidade em gerir processos comunicativos no âmbito das mídias sociais;
- Habilidade em gerir relacionamentos dos diversos públicos existentes em uma organização;
- Habilidade em diagnosticar, planejar e desenvolver ações de relações públicas atendendo às demandas do mercado e as características regionais;
- Habilidade em pesquisar, analisar resultados e indicar possibilidades concretas de soluções de problemas de natureza comunicacional de modo estratégico.
Veja alguns depoimentos de egressos
|
|
|
|
|
|
|
|
|