REPENSANDO AÇÕES

REPENSANDO AÇÕES: um projeto de extensão da UFG

O “RePensado Ações” é um projeto de extensão e mobilização social organizado pelo curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás que possui o compromisso de promover anualmente ações práticas de amparo social para pessoas em situação de vulnerabilidade. No ano de 2023, o público beneficiário escolhido são 200 famílias que residem em trecho de assentamento no setor Vale do Sol, em Aparecida de Goiânia.

Por meio de visita técnica e pesquisa realizada no local em maio desse ano, identificamos que estas famílias vivem em situação bastante vulnerável: barracos improvisados e precários; ausência de asfalto, rede formal de energia elétrica, água e esgoto. Além disso, há uma grande carência de insumos básicos para a sobrevivência humana, como alimentação adequada, higiene, saúde, transporte e emprego.

Buscando ao menos amenizar esse cenário, o Projeto RePensando Ações realizará uma ação social no dia 12 de agosto de 2023 com a finalidade de prestar atendimento básico a essas famílias no que tange quatro eixos: necessidades básicas; cuidados em saúde; inserção social; estima, lazer e cultura. No primeiro eixo serão doadas 200 cestas básicas, kits de higiene pessoal, roupas e calçados. No segundo eixo prevemos atendimento odontológico (necessidade apontada pelo público como prioritária), orientações para saúde bucal, doação de kits de escovação, atendimento de enfermagem e orientação para cuidados gerais de saúde. No eixo de inserção social, serão realizadas oficinas para elaboração de currículo, divulgação de vagas de emprego e assessoria jurídica para imigrantes (cerca de 20% do público é composta por imigrantes venezuelanos). Por fim, no eixo de estima, lazer e cultura, prevemos disponibilizar corte de cabelo, atividades de recreação para as crianças; doação de livros, brinquedos e guloseimas para as crianças.

O comprometimento das instituições públicas e privadas na realização de ações socialmente responsáveis produz relações positivas entre as empresas e seus públicos de interesse (colaboradores, consumidores, fornecedores, imprensa e governo) gerando corresponsabilidade pelo contexto social em que estão inseridas e retorno de imagem e reputação. Sua instituição/organização pode ser uma apoiadora e parceira da UFG neste projeto, colaborando para melhorar a qualidade de vida de um grupo extremamente vulnerável socialmente e fazendo parte de uma rede de instituições conscientes e engajadas.

Resumo das informações básicas do evento

Nome: RePensando Ações

Data e horário: 12/08/2023, das 8h às 15h