Orientações Estágio Não Obrigatório

Quando os alunos de RP podem iniciar o estágio não obrigatório?

Como recomendação, o curso de Relações Públicas compreende que os alunos estão aptos para a realização do estágio não obrigatório a partir do 3º período do curso, quando já vivenciaram parte de disciplinas básicas e técnicas que proporcionam conhecimento para o início da prática profissional.

Como iniciar um processo de estágio não obrigatório?

Os alunos devem, obrigatoriamente, seguir as orientações abaixo:

• Entrar em contato com a Coordenação de Estágio: antes de abrir um peticionamento de estágio não obrigatório, o estudante deve entrar em contato com a coordenação. Não serão assinados peticionamentos sem a coordenação ter sido comunicada previamente pelo(a) aluno(a). O prazo de resposta da Coordenação de Estágio é de 2 a 3 dias úteis. Em caso de dúvidas urgentes, os estudantes podem contatar a Central de Estágios: https://prograd.ufg.br/p/38830-central-de-estagios

• Peticionamento: O estágio não obrigatório é aberto com a PROGRAD por meio de peticionamento no SEI.

• Área de atuação para aprovação: Estágio na área de relações públicas e comunicação, conforme prevê a lei de estágio, o regimento geral da universidade e o regulamento de estágio

• Atividades previstas no Plano de Atividades: descrição de atividades compatíveis com a área de relações públicas e comunicação, conforme prevê a lei de estágio e regulamento de estágio.

• Supervisão no local de estágio: Indicação de supervisor(a) com formação ou experiência na área de comunicação, conforme regulamento de estágio e lei de estágio. Preencher as duas informações no plano de atividades.

• Horário e Carga Horária: O estágio deverá ser vespertino com carga horária semanal máxima de 30h, sendo 6h diárias. ATENÇÃO: a recomendação da Coordenação de Estágio é que os estágios sejam de 4h e se iniciem a partir das 14h para não interferirem nas atividades acadêmicas, conforme prevê a lei de estágio. O curso de RP, conforme PPC vigente, é predominantemente matutino, podendo ter atividades no período vespertino. Os horários da aula são 8h-11h40 (Matutino) e 14h-17h40 (Vespertino). Legalmente, os estudantes não têm direito à presença nas disciplinas devido à ausência para atividades de estágio.

• Professor orientador: Os estudantes devem entrar em contato com um(a) docente do curso de Relações Públicas para solicitar a indicação como orientador(a) do estágio. Essa informação deverá constar no Plano de Atividades, que também será assinado pelo orientação.

• Regularização do Estágio / Emissão de Termo de Compromisso: a empresa deverá ser conveniada ou contratar por meio de Agente de Integração conveniado com a UFG. A lista de convênios está disponível no site da PROGRAD.

• Seguro de estágio: no estágio não obrigatório o seguro de estágio é de responsabilidade da empresa contratante.

• Entrega de relatórios: os estudantes devem entregar para a PROGRAD relatório parcial (6 meses após o início de estágio) e relatório final (após 12 meses) assinado por: discente, supervisor na instituição de estágio, professor(a) orientador(a), coordenador(a) de estágio do curso. Os modelos estão disponíveis no site da PROGRAD, assim como o tutorial do processo de submissão. ATENÇÃO: Não entregar os relatórios impede a abertura de um novo estágio ou renovação de contrato e o registro do estágio no histórico acadêmico.

• Desligamento do estágio: caso o estudante encerre seu estágio antes da data prevista no contrato assinado, é obrigatório a entrega do formulário de desligamento e do relatório final relativo ao período que estagiou. Os modelos estão disponíveis no site da PROGRAD.