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Perfil

Atualizado em 17/08/17 10:11.

PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

    Relações Públicas, informalmente chamado de RP, é o profissional
responsável pela relação das organizações, instituições, órgãos governamentais e até
mesmo pessoas, com seus respectivos públicos de interesse. O trabalho do RP é
criar, manter e divulgar uma boa imagem pública de seus clientes. Um relações
públicas pode trabalhar no departamento de relações públicas da organização (se ele
existir), em agências de consultoria ou ser um profissional liberal.
Por se tratar de um cargo que deve estar ligado diretamente à alta
administração de uma organização são necessárias algumas características para ser
um bom profissional como: facilidade em se comunicar, dinamismo, criatividade,
iniciativa, capacidade de tomar decisões com rapidez e precisa se utilizar das novas
mídias.
    São funções básicas de Relações Públicas: Assessoramento, Pesquisa,
Planejamento, Execução (Comunicação) e Avaliação, alguns autores consideram
também Pesquisa, Planejamento, Coordenação, Administração e Produção
(programação e material informativo).
O Relações Públicas desenvolve funções de assessoria junto às esferas
administrativas. Assim, ele auxilia no direcionamento das políticas de marketing,
recursos humanos e comunicação. É responsável pela comunicação interna e externa,
coordena a organização de eventos. Também elabora questionários de pesquisa de
opinião, ferramenta fundamental para a elaboração de políticas internas.
Cada função geral compreende várias outras funções específicas:


•  Promover relações entre pessoas, empresas e organizações;
  Formular, recomendar e executar políticas para a criação de uma imagem
favorável do cliente;
•  Pesquisar, coletar e analisar dados de opinião pública e mercado;
•  Divulgar informações a funcionários e público externo sobre produtos, serviços,
projetos e realizações do cliente que representa;
•  Formular e executar campanhas de divulgação da imagem do cliente na mídia;
•  Manter contato permanente com veículos de comunicação;
•  Organizar e participar de programas de integração com a comunidade.
•  Elaborar folhetos informativos, cartazes, revistas, jornais empresariais e outras
formas de divulgação de informações.

    Quando se trata de Organizações Não Governamentais (ONG’s) o trabalho do RP,
além de tudo o que foi colocado acima, compreende também a captação de recursos
para manter a estrutura física e do trabalho.

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