Foto da Semana de RP

Trajetória, diversidade e futuro da profissão marcam o primeiro dia da Semana de RP

Programação reuniu alunos, professores e egressos para celebrar os 50 anos do curso de Relações Públicas e refletir sobre o mercado e os desafios da área

O primeiro dia da Semana de RP – 50 anos: Trajetórias que comunicam foi marcado por momentos de celebração do cinquentenário do curso e debates sobre os desafios e o futuro das relações públicas no mercado goiano. Com início nesta terça-feira, dia 10, o evento organizado pelos alunos da disciplina de Gestão de Eventos, sob a coordenação da professora Dra. Carlise Borges, contou com a presença de quase 200 pessoas, entre egressos, estudantes, professores e profissionais da área, que participaram de atividades durante a manhã e à tarde.

Pela manhã, a cerimônia de abertura foi marcada por música, celebração e homenagens aos professores, aos técnicos administrativos e aos discentes pelos 50 anos do curso. Na ocasião, o diretor da FIC, professor Dr. Daniel Christino ressaltou a importância das relações públicas para a sociedade e a contribuição do curso ao longo de cinco décadas. Os professores aposentados Venerando Ribeiro de Campos, Lindsay Borges e Maria Francisca Nogueira estiveram presentes e foram homenageados em nome de todos os docentes que ajudaram a construir esse legado.

Em seguida, a mesa-redonda “Rede RP: egressos que conectam e fortalecem a área em Goiás”, mediada pelo professor Dr. Luciano Alves Pereira, reuniu as profissionais formadas em RP pela UFG: Lohanne Assis (Gerente de Comunicação da EBM Desenvolvimento Imobiliário), Karolina Honorato (Sócia-Diretora na Agência B2) e Beatriz Carvalho Barreto (Gestora de Redes Sociais da UFG e Coordenadora de Marketing da Escola de Pós da UFG). O professor Luciano abriu a discussão com dados sobre a crescente valorização da área no mercado local. Karolina destacou que a escuta ativa e a capacidade de compreender e se comunicar com públicos, de forma segmentada, são diferenciais estratégicos dos RPs, e isso têm conquistado o mundo corporativo. Para Lohanne, “o relações-públicas é um verdadeiro orquestrador de públicos, sendo protagonista na gestão de relacionamentos, cultura organizacional e reputação”. Já Beatriz defendeu o papel transformador das RPs no setor público, pontuando que os profissionais da área têm inovado em projetos como os desenvolvidos pela Escola de Pós da UFG e o conteúdo produzido pela universidade no TikTok.

À tarde, o debate foi dedicado à diversidade e à inclusão no campo das Relações Públicas. Com o tema “Diversidade em RP: representatividade no mercado e estratégias de inclusão”, a mesa contou com a mediação da professora Dra. Juara Castro e a participação das egressas Anauara Vieira (Estrategista Digital da Funape) e Isabella Brito (Especialista em Employer Branding na Aliare). Durante a mesa, as convidadas compartilharam experiências e desafios da atuação profissional sendo mulheres negras no mercado de comunicação. Anauara, ao apresentar sua pesquisa sobre a representatividade negra no mercado de RP, alertou que ainda há muitos obstáculos para a mobilidade social de pessoas negras, apesar do aumento de oportunidades e acesso ao ensino superior. “É evidente que já caminhamos bastante, mas a população negra ainda enfrenta barreiras que limitam o seu avanço profissional”, afirmou. Isabella completou: “É preciso ter coragem diariamente para vencermos o racismo e todo tipo de preconceito que sofremos no mercado de trabalho”.

A professora Juara, primeira docente cotista do curso, falou sobre a importância da representatividade no espaço acadêmico e destacou a inclusão de autores negros em suas disciplinas como uma prática fundamental de valorização negra. “Uma das estratégias que utilizo para aumentar a representatividade na formação acadêmica é trazer referências bibliográficas de autores e autoras negras para dentro da sala de aula”, destacou.

Além das mesas de debate, o público pôde visitar a exposição “50 anos de RP: Memórias e Conexões”, que reúne fotos, textos e materiais que retratam as cinco décadas do curso e as pessoas que construíram essa história. A mostra segue aberta ao longo de toda a programação da Semana de RP, que se encerra no dia 12 de junho.

 

Mesa-Diretiva-na-Abertura-da-Semana-de-RP-2_dia-10-06

Mesa Diretiva na Abertura da Semana de RP_dia 10-06

Auditório durante a Mesa de Abertura da Semana de RP_dia 10-06

Mesa-redonda-Rede-RP_Manhã_dia-10-06

Mesa-redonda Diversidade em RP_Tarde_dia 10-06

Karolina Honorato, Daiana Stasiak, Lohanne Assis, Mariana Carareto e Beatriz Carvalho_Mesa-Redonda_dia 10-06

Exposição 50 anos_dia 10-06