logo rp fundo transparente

Curso de Relações Públicas é avaliado com nota máxima pelo MEC

Graduação da FIC UFG passa vistoria in loco e se destaca pelo corpo docente, bibliografia e TAEs

 

O curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (RP/FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) passou pelo processo de Renovação de Reconhecimento de Curso, com visita in loco, e obteve classificação 5 do Ministério da Educação (MEC). As notas podem oscilar entre 1 a 5. Contudo, abaixo de 3 o curso pode sofrer sanções, revisão do reconhecimento e pode até ser fechado. Os cursos com nota 5, são avaliados com excelência máxima. 

O coordenador da graduação em RP da FIC, Thiago Franco, explica que essas avaliações ocorrem por decisão do MEC e independentemente da nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O curso de RP, em particular, não participa do Enade.

Thiago Franco destaca a importância do conceito. “É o resultado de décadas de trabalho no ensino, pesquisa e extensão. Nosso curso é histórico, existe desde 1978, quando foi criado e reconhecido pela primeira vez. É uma referência no Brasil. E, principalmente, o curso tem o compromisso com a formação cidadã do discente. É importante para a FIC, pois estamos seguindo em um caminho promissor. O curso tem nota 5, mas não pode perder de vista que precisa melhorar, é uma tarefa contínua e diária. E a equipe de docentes desta graduação está comprometida com esse caminho”. 

Evasão

No momento, o curso de RP conta com cerca de 225 discentes e em média, 40 se formam anualmente. Os pontos fortes do curso segundo os estudantes no relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) são  corpo docente, devido à apresentação de conteúdos das disciplinas atrelados à prática profissional; a previsão de bibliografias nos planos de ensino e a disponibilização no acervo do Sistema de Bibliotecas; o atendimento prestado pelos técnicos-administrativos em educação (TAEs); e a coordenação de curso, quanto a disponibilidade de atendimentos e devolutivas.

Para os docentes, os pontos fortes são a adequação dos projetos pedagógicos com as Diretrizes Curriculares Nacionais; os horários de atendimento e a interação das coordenações de curso com os docentes; a atuação dos Núcleos Docentes Estruturantes; e as condições dos cenários para atividades práticas disponíveis nos cursos. Na opinião de Thiago Franco, além da proposta inata do curso para o olhar e formação focados no mercado, a graduação em RP preza por uma excelência que leva em consideração os direitos humanos, o meio ambiente e a inovação tecnológica”. 

Dentre as várias expectativas geradas diante da obtenção da nota máxima obtida pela graduação em Relações Públicas, o coordenador espera que a divulgação desta conquista ajude no incentivo aos discentes e no engajamento dos mesmos aos projetos de pesquisa e extensão da Universidade. 

“Queremos que os novos discentes saibam que o bacharelado em RP tem muita qualidade e que os alunos que passaram fizeram parte dessa história, ocupando os espaços de aprendizado, não só no ensino, mas também na pesquisa e na extensão. Que os índices dos cursos sirvam de exemplo, para um engajamento ainda maior nos projetos, nos eventos, nas oportunidades internacionais que são ofertadas no âmbito da nossa graduação, na FIC e na UFG”, afirma o coordenador.

Alguns desafios e mudanças estão em curso no curto, médio e longo prazos. "O currículo do curso está em transição com as adequações das Atividades Curriculares de Extensão, a atualização das disciplinas e algumas visões estratégicas. Todas essas mudanças devem ocorrer documentalmente a curto prazo e modificará como o curso será conduzido nos próximos anos. O PPC 2024 está pronto para ser implantado. E, logo, em médio prazo teremos que metrificar se esse novo PPC já está de fato acompanhando as mudanças no mercado. Ainda em médio prazo vislumbramos uma melhor adaptação as mudanças tecnológicas levando em consideração as restrições e especificidades das universidades públicas; e outro desafio é a internacionalização do curso. A longo prazo a manutenção e consolidação dos desafios que estão sendo traçados agora", enumera Thiago Franco.

Responsável

No MEC, o órgão responsável pela avaliação é a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que operacionaliza o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Segundo o site do ministério, o Sinaes “leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos”.

Fonte: Secom UFG

URL relacionada: https://ufg.br/n/168314-curso-de-relacoes-publicas-e-avaliado-com-nota-maxima-pelo-mec