m

Música no Câmpus da UFG estreita laços com a comunidade por meio de atrações culturais

Por: Caio Rabelo, Mariana Bentes, Vinicius Batista, Anna Melo, Natália Mariano e Pollyana Mendonça.

Em 2018 foram realizados quatro shows de artistas brasileiros de diferentes estilos musicais. Alunos de PTJ II.

m

(Fonte: Instagram @musicanocampusufg)

O Música no Campus é um projeto de extensão promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem como objetivo integrar a comunidade externa à universidade por meio da cultura e da música brasileira. Também visa que estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas troquem experiências com os músicos numa “conversa” em que as vivências artísticas são compartilhadas. Desde 2009, o evento ocorre no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia.

O projeto até hoje contou com reconhecidos nomes da música popular brasileira, como Gal Costa, Milton Nascimento, Baby do Brasil, Otto, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes e outros, como recentemente o cantor e compositor Toquinho, que, no dia 10 de abril, inaugurou a temporada 2018. Além dele, um dos destaques do ano foi a cantora Elba Ramalho, com um repertório que homenageou as festas típicas de São João. A última atração do ano foi o grupo “Três cantos”, que, no dia 14 de novembro, se apresentou à comunidade com ingressos disponíveis a R$30,00 inteira e R$15,00 meia.

Música no Campus

(Foto: Divulgação UFG)

E, quem frequenta, aprova

César R. Rocha Filho, aluno de mestrado da UFG, diz que assistiu vários atrações do projeto, como os shows de Maria Rita e Lenine, em 2017, e o da Elba Ramalho, neste ano. Ele enche de elogios toda a organização porque, segundo o mesmo, o preço é acessível e a iniciativa é muito importante. Apenas ressalta a necessidade de mais pontos de venda devido aos horários de funcionamento das Livrarias UFG que pode dificultar a compra de ingressos. “Também sugiro que haja promoções que levem os fãs para conhecer os cantores no camarim. Seria muito legal. Além de mais shows, é claro.”

A graduanda do curso de Relações Públicas e também moradora da Casa do Estudante Universitário (CEU) 5, Juliana Fernandes ressalta que o projeto cumpre seu objetivo e que conheceu muitos artistas incríveis. “Considero esse projeto sensacional e não perco uma edição sequer, ainda mais porque nós moradores da CEU conseguimos usufruir do projeto de forma gratuita. É muito importante a promoção de cultura e música numa área como a nossa que é tão afastada do centro da cidade. ”