Karolliny Marinho

Realidades e expectativas para o mercado de trabalho do Relações Públicas

*Elaboração de alunos da Disciplina de Produção de Texto Jornalístico 1.

Ao ingressar na Universidade o aluno se depara com um mundo novo com amplas possibilidades. E, com isso, grandes dúvidas surgem. Como será a recepção e a atuação do profissional de RP no mercado de trabalho? Para discutir essa temática, falamos com três ex-alunos da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

A entrevistada Karolliny Marinho (22) concluiu o curso de Relações Públicas em 2016, atuou numa empresa de gestão de pessoas e atualmente trabalha como Assistente de Comunicação Interna, Endomarketing e Marketing Digital. Segundo ela, existe um choque na transição da graduação para o mercado de trabalho devido às cobranças que o mesmo exige de um profissional inexperiente. Contudo, o curso permite maior percepção estratégica e o recém-formado descobre sua capacidade de aplicar seus conhecimentos teóricos. Ele deve estar ciente de suas ações, saber planejar, ter visão em longo prazo e buscar um diferencial  no mercado de trabalho, se destacando dos concorrentes; afinal, a profissão ainda não é reconhecida, apesar de ser vista como uma área “mais completa” se comparada ao jornalismo e à publicidade.  Por isso, o mercado tem absorvido os profissionais capacitados. Segundo ela, as áreas em destaque na atualidade são marketing digital, endomarketing, relacionamento, planejamento estratégico e eventos.

Para o também recém-formado, Iggor Laureano (25), a tão temida transição para o mercado de trabalho é tranquila desde que você se prepare durante todo o tempo na Universidade, como: participações em eventos, Agências Juniors e estágio, que inclusive pode ser o ponto de partida para a efetivação em uma grande empresa. O Relações Públicas deve sempre se diferenciar em todos os âmbitos. “Estamos em contato direto com cargos de gestão, sendo essenciais habilidades de liderança e gerenciamento”.

Segundo Iggor, “o que o mercado realmente leva em consideração é a capacidade de fazer acontecer e de gerar resultados. Obviamente, a formação é de fato muito importante, e ajuda nessa escalada”.

A ainda graduanda do 8º período, Renata Ribeiro (21), estagiou dois anos na Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFG e tem grande expectativa para o mercado de trabalho. “Junto com o crescimento industrial e comercial de Goiânia vem surgindo uma maior demanda do profissional de comunicação. Vejo muitas ofertas de estágio e emprego para a área de comunicação e marketing e é muito bom observar essa valorização do RP no mercado. Acredito que nossa profissão tem ganhado muito espaço e tende a continuar assim com profissionais especializados e competentes para o trabalho.”

Saiba mais:

Áreas de atuação do Relações Públicas: https://www.youtube.com/watch?time_continue=23&v=NH7Zj-bA0Xc

Endomarketing: http://novaescolademarketing.com.br/comunicacao-corporativa/o-que-e-endomarketing/

Marketing digital: http://novaescolademarketing.com.br/marketing-digital/

Fonte: Por Gustavo Ribeiro, Joyce Ribeiro, Klysman Prado e Maria Luiza Camargo.