Segundo dia da Semana de RP traz oficinas práticas e discute os principais desafios e tendências da área em painel temático
Painelistas debateram sobre ESG, relacionamento com o cliente, assessoria de imprensa e marketing.
Nesta quarta-feira, dia 11, o segundo dia da Semana de RP – 50 anos: Trajetórias que comunicam, abordou tópicos que têm ganhado destaque na área Relações Públicas. Durante a manhã, o público acompanhou o painel “Desafios e tendências na área de Relações Públicas”, que trouxe discussões sobre os principais desafios enfrentadas na área a partir de quatro temas centrais: ESG e sustentabilidade, apresentado pela Analista de Sustentabilidade da Unimed, Fernanda Machado; relacionamento com o cliente, exposto pela Supervisora de Relacionamento com o Cliente do IPOG, Juliana Travasso; assessoria e relacionamento com a imprensa, conduzido pela Sócia-Fundadora da FatoMais Comunicação, Dieny Rodrigues; e marketing articulado às relações públicas, relatado pela Gerente de Marketing e E-commerce da Vasap Design, Taynara Sanches. Todas as painelistas são egressas do curso de RP da UFG e compartilharam suas experiências profissionais com o público presente. A mediação foi conduzida pela professora Dra. Adriane Nascimento, que contextualizou os temas e destacou sua importância no atual cenário da comunicação organizacional.
O primeiro tema do dia, “RP na mídia: estratégias de visibilidade e reputação”, trouxe um panorama sobre o papel da assessoria de imprensa na gestão da imagem e da reputação de uma organização. A convidada Dienys Rodrigues compartilhou a trajetória pioneira dela e de suas sócias à frente da agência FatoMais Comunicação, destacando como o relacionamento com a mídia tem contribuído de forma significativa para os resultados das estratégias de comunicação institucional, especialmente na região Centro-Norte do Brasil. Em sua fala, enfatizou a importância de utilizar, de forma segmentada e estratégica, os diferentes veículos de comunicação, bem como de otimizar o uso dos porta-vozes da organização para ampliar a visibilidade e fortalecer os vínculos com a imprensa. Dienys também apresentou tendências da área, como o conteúdo multicanal, a comunicação institucional aliada à gestão da reputação, o relacionamento com influenciadores e as ativações sociais de marca.
Já o segundo tema foi sobre “ESG e Sustentabilidade: o papel estratégico das RPs”. A convidada Fernanda Machado destacou a relevância da presença de relações-públicas nas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), ressaltando que, por serem profissionais multifacetados, as possibilidades de atuação nesse campo são amplas e estratégicas. A crescente visibilidade da pauta ESG foi ponto de partida para uma reflexão sobre o papel das RP na promoção da ética, do propósito e do impacto social. Segundo Fernanda, “a agenda ESG não deve ser observada como um conjunto de ações assistencialistas, mas sim como uma forma de as empresas se posicionarem e atuarem frente a questões sociais, ambientais e de conformidade como parte da própria estratégia de negócio”. A painelista também apontou tendências como a comunicação de impacto e propósito, a reputação digital em ESG, a produção de relatórios e métricas acessíveis ao público e o diálogo com múltiplos stakeholders. Entre os principais desafios, destacou o risco de greenwashing, a necessidade de alinhar discurso e prática, os limites éticos da comunicação e a busca por transparência sem comprometer a reputação da organização.
Em seguida, Juliana Travasso conduziu o tema “Relacionamento com o Cliente e Experiência do Consumidor”. A conversa trouxe os desafios da fidelização em um cenário de jornadas de compra cada vez mais complexas e realizadas em multicanais. Juliana destacou que a experiência do cliente começa antes mesmo da compra e se prolonga até o pós-venda, sendo fundamental para a construção de vínculos duradouros. “Quando as Relações Públicas se alinham à jornada do cliente, criamos uma base de resultados duradouros e de alto impacto”, afirmou. Segundo a convidada, o profissional de RP desempenha um papel essencial como facilitador desse relacionamento, atuando como mediador entre os interesses da empresa e os do consumidor - uma posição que exige escuta ativa, comunicação transparente e coerência entre discurso e prática. Juliana também apontou tendências relevantes para o futuro da área, destacando a análise de dados para embasar decisões, a mensuração de resultados como ferramenta estratégica, o uso da tecnologia e da automação e, sobretudo, a humanização do atendimento e da comunicação com o público.
O quarto tema, “Marketing articulado às RPs”, promoveu uma reflexão sobre a importância da integração entre a comunicação mercadológica e a construção da imagem institucional. A discussão enfatizou como essa articulação é fundamental para alinhar propósito, reputação e resultados. A painelista Taynara Sanches compartilhou suas experiências profissionais na mediação de interesses entre as áreas de Marketing e Relações Públicas, destacando que ambas atuam sobre a percepção de valor da marca — enquanto o marketing impulsiona a visibilidade e o consumo, o RP se dedica à construção de relacionamentos duradouros e à reputação corporativa. Taynara ressaltou ainda que o mercado atual exige uma abordagem mais estratégica e integrada, na qual os profissionais de RP assumem um papel cada vez mais relevante na consolidação da comunicação como ativo estratégico das organizações.
Após o painel temático da manhã, no período da tarde, os inscritos participaram de duas oficinas práticas. Na Oficina Tipográfica “Materializando a história através dos tipos”, o técnico em Artes Gráficas da UFG, Mateus Lima, levou os participantes ao Ateliê Tipográfico da UFG a explorar a tipografia como forma de expressão e preservação da memória. “Acho interessante que as pessoas possam conhecer a impressão tipográfica, pois é uma oportunidade de conhecer a história passada do que vivemos hoje de uma forma tão mais simples”, declarou Mateus. Além de conhecerem uma técnica histórica, os inscritos na oficina tiveram uma vivência prática com tipos móveis, refletindo sobre como forma e conteúdo se combinam na construção de mensagens.
De forma simultânea, ocorreu a Oficina “Produção de Eventos: a experiência do Maior Inter”, ministrada por Luana Viezzer, da Coordenação Executiva do evento. A partir da experiência da facilitadora, os participantes foram desafiados a criar um evento do zero, entendendo cada etapa, as necessidades, os imprevistos e as decisões estratégicas que fazem um evento acontecer. Segundo Luana, “trabalhar com eventos é estar disposto, muitas vezes, a recalcular rotas, principalmente quando precisamos vencer desafios, algo que acontece muito durante a captação de recursos, por exemplo. Por isso, o RP precisa ser resiliente e criativo para trabalhar nesta área”.
O Segundo dia da Semana de RP trouxe novos olhares sobre a atuação diversa dos relações-públicas, reafirmando o papel importante da formação universitária e do diálogo com o mercado. O evento continua amanhã, 12 de junho, com uma programação especial de encerramento. Nomes de destaque da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional participarão de um debate sobre comunicação com propósito, que marcará o encerramento das atividades.