Quero ser um RP!

*Elaboração de alunos da Disciplina de Produção de Texto Jornalístico 1.

A falta de divulgação e de conhecimento sobre o Relações Públicas é um dos maiores problemas enfrentados pela profissão hoje, causando desvalorização no mercado e do profissional da área. As pessoas e instituições ainda não conseguem enxergar o profissional de RP como um estrategista, responsável por alavancar a empresa, facilitando o relacionamento e atingindo os objetivos da comunicação.

Em pesquisa realizada com alunos do curso de Relações Públicas da UFG, foi constatado que mais de 60% dos alunos descobriram o curso de RP pela internet, em Guias de Estudantes e que, antes disso, nunca ouviram falar sobre a profissão.

Os dados podem parecer pessimistas, mas a notícia boa é que a maior parte dos alunos acabou se identificando com o curso. A mesma pesquisa que aponta a falta de conhecimento dos alunos sobre as Relações Públicas também mostra que agora, já dentro da faculdade, a escolha que fizeram está suprindo suas expectativas e que a profissão é muito mais do que imaginavam.

No entanto, o desafio é: como levar informações sobre o curso para alunos de fora, como os do ensino médio, que ainda não tiveram contato com a profissão? Pensando nisso, foram elaborados projetos dentro da Universidade, como o Espaço das Profissões, que ocorre todo ano, no meio do primeiro semestre, para que os jovens possam desenvolver suas escolhas.

O estande de RP, por exemplo, fica dentro da própria Faculdade de Informação e Comunicação - FIC, e são desenvolvidas palestras, mostras e projetos de forma interativa, incentivando o aluno a participar e conhecer o curso. Mostrar de forma divertida o que a profissão pode oferecer é um método para estimular a curiosidade dos jovens a respeito do curso.

Outro colaborador para divulgação da habilitação é o próprio site de RP. Aqui são postadas notícias, eventos, informações, dados, tudo que os alunos do curso e os que ainda não são precisam saber. E o mais legal é que o site todo é desenvolvido pelos docentes e discentes de Relações Públicas.

Mesmo que o Relações Públicas enfrente problemas em todo o caminho, é perceptível o quanto a profissão é importante e cativante a partir do momento em que se conhece, então fazer com que as pessoas conheçam o RP é uma das maiores funções exercidas pelos profissionais da área. Já que nós trabalhamos com imagem, por que não melhorar a nossa, não é mesmo?

Fonte: Por: Felipe Sene e Giovana Oliveira.