entrevista

Entrevista com Prof. Adriane, sobre o momento da pós-aposentadoria dos professores da UFG

por Wildson Messias

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) celebra o título de doutora para mais uma de nossas professoras. A professora Adriane Nascimento defendeu sua tese que teve o objetivo de compreender os significados da aposentação e da experiência do envelhecimento entre os professores aposentados da Universidade Federal de Goiás (UFG). O tema tem grande relevância visto o cenário atual de discussão da previdência social e aposentadoria no Brasil.

Em sua tese a Prof. Adriane Nascimento estuda os professores aposentados da UFG com idade igual ou superior a 60 anos. As temáticas de condição salarial, proteção social, as principais transformações sofridas pelo trabalho e o contexto político o qual esses profissionais estão inseridos, é tratado de modo histórico e atual com discussões teóricas e práticas.

Os resultados gerais mostraram que, para a categoria analisada, muito mais que um retorno financeiro, o trabalho significou e significa fonte de motivação, realização, socialização, prazer e saúde e contínuo de vida. Já a aposentadoria não trouxe nenhum marco considerável, isso para todos os entrevistados. Discussões e resultados como esses mencionados são discutidos na tese de Adriane que foi ovacionada no dia de sua defesa, que possui mais um marco para o corpo docente da FIC e da UFG.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA!

Link: https://youtu.be/Ie9uErKvS-E