tagarela suicidio

Setembro Amarelo, palestra sobre conscientização ao Suicídio

Wildson Messias

No mês de setembro, movimentos de conscientização e prevenção ao suicídio acontecem por todo o Brasil e no mundo. Depressão, drogas, abusos e bullying são os principais fatores que desencadeiam o suicídio. Ao refletir esse tema, a Atlética Tagarela promove um debate com a Psicóloga Valquíria Cesar Valadão na próxima terça (12) às 8hs, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).

O ranking divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2014, demonstra que o Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo. Em 1980, a taxa de suicídios na faixa etária de 15 a 29 anos era de 4,4 por 100 mil habitantes; chegou a 4,1 em 1990 e a 4,5 em 2000. Dentre as regiões do Brasil, a Centro-Oeste possui destaque para esses números. Com acontecimentos recentes entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG), se vê a necessidade de conscientização desse assunto considerado tabu entre as pessoas.


Informações: 


- Palestrante: Valquíria Cesar Valadão, Psicóloga Clínica Comportamental na Clínica Florescer e Docente na Faculdade Delta.
- Dia: 12/09.
- Local: Auditório FIC 
- Horário: 8h às 9h40 

Evento no Facebook
Formulário de inscrição: goo.gl/roGQsu

 

Fonte dos dados para a matéria: 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2014_analise_situacao.pdf